Primeira Guerra Mundial nos Balcãs - Introdução

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL NOS BALCÃS

INTRODUÇÃO

O primeiro conflito mundial, no início do século XX, teve início nos Balcãs.

O que aconteceu nos Balcãs entre 1914 e 1918 interessa aos outros povos e, particularmente, aos Portugueses? Parece-me que uma resposta afirmativa é a mais acertada.

No mundo atual, globalizado em muitos aspectos, nada acontece suficientemente longe para nos podermos dar ao luxo de ignorar.

As guerras nos Balcãs, no final do século XX, (Guerra da Jugoslávia, 1991-1995, e Guerra do Kosovo, 1996-1999) proporcionaram a participação portuguesa na United Nations Protection Force (UNPROFOR) a partir de 1992 ou na Kosovo Force (KFOR) sob a égide da NATO (*). Portugal, um país pacífico, situado no extremo ocidental da Europa, envolveu-se em operações de apoio à paz nos Balcãs. Porquê? Porque essa foi a nossa contribuição para a paz na Europa, paz de que temos usufruído em território nacional desde a Primeira Guerra Mundial.

No início do século XX, o conflito iniciado nos Balcãs não ficou circunscrito àquela península do sudeste europeu, nem à Europa. Pelo contrário, fez-se sentir de forma muito violenta particularmente em África e no Médio Oriente. Neste último caso, a Península Balcânica desempenhou um papel importantíssimo porque era o território por onde se fazia a ligação entre as Potências Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria) e o seu aliado, o Império Otomano.

Portugal, que tentava consolidar a sua posição nos territórios africanos, especialmente em Angola e Moçambique, objeto de cobiça de Alemães e Britânicos, colocou-se ao lado dos Aliados, de forma algo controversa, mas essencial para manter a posse desses territórios africanos. A possibilidade de uma guerra com a Espanha também pesou nas decisões políticas de então, mas foram as colónias que reuniram a quase unanimidade de consensos. Aquilo que podia ser um conflito regional, nos Balcãs, levou portugal a enviar tropas para Angola, Moçambique e Flandres, territórios onde ficaram sepultados milhares de Portugueses.

Como em todos os acontecimentos históricos, o estudo da Primeira Guerra Mundial nos Balcãs tem de saltar as fronteiras cronológicas dos acontecimentos para possibilitar a compreensão dos acontecimentos, mas também das suas causas e consequências. Todos, pessoas, países, instituições, transportam em si o passado que influencia o presente. Desta forma, vamos dividir este tema em três textos:

  • Os Balcãs até 1914. Este texto pretende, de forma muito resumida, dar a conhecer a história da formação dos modernos (início do século XX) Estados Balcânicos e a sua evolução até ao Verão de 1914.
  • Os Balcãs em 1914. O que eram os Estados Balcânicos nas vésperas da Primeira Guerra Mundial. Qual o seu valor militar.
  • A Primeira Guerra Mundial nos Balcãs. Descrição muito resumida das campanhas. Biografias relevantes.

Estes textos serão publicados separadamente, pela ordem apresentada e, assim que oportuno, serão revistos, corrigidos e ampliados.

(*) BRANCO, Carlos Martins, «A participação portuguesa em missões de paz da ONU» [http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992015000300006] in Relações Internacionais, nº 47, Lisboa, setembro de 2015, pp. 101-126, visto em 2018-06-29.