O espaço da História

Breves

cronicas3   

Pode adquirir o livro
"Crónica da regência e do reinado de D. João I",
nas seguintes lojas online:
   bertrand2wook2
    almedina2
   

Primeira Guerra Mundial nos Balcãs - Introdução

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL NOS BALCÃS

INTRODUÇÃO

O primeiro conflito mundial, no início do século XX, teve início nos Balcãs.

O que aconteceu nos Balcãs entre 1914 e 1918 interessa aos outros povos e, particularmente, aos Portugueses? Parece-me que uma resposta afirmativa é a mais acertada.

No mundo atual, globalizado em muitos aspectos, nada acontece suficientemente longe para nos podermos dar ao luxo de ignorar.

As guerras nos Balcãs, no final do século XX, (Guerra da Jugoslávia, 1991-1995, e Guerra do Kosovo, 1996-1999) proporcionaram a participação portuguesa na United Nations Protection Force (UNPROFOR) a partir de 1992 ou na Kosovo Force (KFOR) sob a égide da NATO (*). Portugal, um país pacífico, situado no extremo ocidental da Europa, envolveu-se em operações de apoio à paz nos Balcãs. Porquê? Porque essa foi a nossa contribuição para a paz na Europa, paz de que temos usufruído em território nacional desde a Primeira Guerra Mundial.

Ler mais: Primeira Guerra Mundial nos Balcãs - Introdução

Breve História dos Balcãs até 1914

BREVE HISTÓRIA DOS BALCÃS ATÉ 1914

Hoje sabemos que os Balcãs receberam os primeiros habitantes há cerca de 200.000 anos. A cultura neolítica apareceu cerca de 7.000 a.C., com povos que ali se fixaram, com origem nas estepes russas ou na Europa Central. Os povos desenvolveram-se mais no sul da Península Balcânica e nas ilhas em redor e, no século VIII a.C., em Creta e nas cidades-estado do Peloponeso e na Grécia Central desenvolveu-se a surgiu a civilização grega que tão grande influência teve no mundo atual. Na totalidade ou em parte, os Balcãs foram dominados pelos Persas, pelos Gregos e pelos Romanos. Foi na Península dos Balcãs, na Macedónia, que nasceu o Império de Alexandre o Grande (336 AC a 323 AC). No início da Idade Média, quando substituiu o Império Romano do Oriente (Império Bizantino) que dominava a região, formaram-se e ganharam autonomia e independência os reinos que, embora de forma efémera, criaram impérios. Foi o caso do império dos Sérvios (1346 – 1371) ou o dos Búlgaros (632-1018 e 1185-1396).

Ler mais: Breve História dos Balcãs até 1914