O espaço da História

Breves

cronicas3   

Pode adquirir o livro
"Crónica da regência e do reinado de D. João I",
nas seguintes lojas online:
   bertrand2wook2
    almedina2
   

1915 Cronologia

Janeiro

01 - HMS Formidable afundado por um submarino alemão, no Canal da Mancha.

02 - Início da ofensiva russa nos Cárpatos (até 2 de abril).

05 - Ataque das forças alemãs a Edea, nos Camarões, é repelido pela guarnição francesa. / As forças russas evacuam Tabriz, no norte da Pérsia.

08 - Início da Segunda Batalha de Soissons (até 15 de janeiro). Retirada das forças francesas. / Tabriz, no norte da Pérsia, é ocupada pelas forças turcas. / Início da Batalha de Kara Urgan (até 13 de janeiro). Campanha do Cáucaso.

11 - Capturados os últimos rebeldes do Transvaal (Rebelião na África do Sul iniciada a 15 de setembro de 1914).

12 - A ilha de Mafia, na África Oriental Alemã, é capturada por forças britânicas.

13 - Fim da Batalha de Kara Urgan (desde 8 de janeiro). Campanha do Cáucaso. / O Conselho de Guerra britânico decide que o Almirantado deve preparar-se para uma expedição naval, em fevereiro, contra os Dardanelos. / O Barão von Burian (Stephan Burián von Rajecz) assume o cargo de Ministro das Relações Exteriores da Áustria-Hungria. Manteve-se no cargo até 22 de dezembro de 1916.

14 - Swakopmund, no Sudoeste Africano Alemão, é ocupada pelas forças sul-africanas. / Início da Batalha de Humin-Bolimów, na Frente Leste. Terminou a 28 de fevereiro com a vitória das forças russas.

15 - Anunciada pela Itália e pela Roménia a existência de um acordo secreto de apoio mútuo entre ambas as potências.

17 - Fim da Batalha de Sarikamish (desde 22 de dezembro de 1914. Campanha do Cáucaso). Vitória das forças russas sobre as forças otomanas.

18 - Início do ataque alemão a Jassini, na África Oriental.

19 - Primeiro bombardeamento por dirigíveis sobre Inglaterra. Dois zeppelins lançam bombas sobre Great Yarmouth e King's Lynn, na costa oriental de Inglaterra. / Forças alemãs capturam Jassini, na África Oriental.

21 - O Tenente-general Adolf Wild von Hohenborn sucede ao Tenente-general Erich von Falkenhayn no cargo de Ministro da Guerra da Alemanha. O General von Falkenhayn manteve o cargo de Chefe do Estado-Maior General, que tinha desempenhado em acumulação com o de ministro.

23 - Dois aviões britânicos, pilotados por Richard Bell Davies e Richard Peirse, lançaram cada um oito bombas a baixa altitude  sobre submarinos alemães que se encontravam junto do molhe, em Zeebrugge.

24 - Ação naval perto de Dogger Bank, Mar do Norte, entre navios britânicos e alemães. Os alemães perderam o cruzador Blücher, afundado, e o Seydlitz sofreu muitos danos, mas conseguiu chegar a um porto alemão em segurança. / Abatido o Zeppelin alemão P.L.-19, perto de Libau (Liepāja) na atual Letónia. / O Tenente-general Sir Archibald James Murray cessa as funções de Chefe do Estado-Maior General da Força Expedicionária Britânica, França. / O Tenente-general Sir William Robert Robertson cessa as funções de Quartel-Mestre General da Força Expedicionária Britânica, França. / O Governo britânico oferece ao Governo grego concessões na Ásia Menor em troca de ajuda à Sérvia.

25 - O Tenente-general Sir William Robert Robertson é nomeado Chefe do Estado-Maior General da Força Expedicionária Britânica, França. / A Roménia rejeita a sugestão das potências da Entente de que deveria juntar-se à Grécia em apoio da Sérvia. / O General Joaquim Pereira Pimenta de Castro sucede a Victor Hugo de Azevedo Coutinho no cargo de Primeiro-ministro do Governo de Portugal.

26 - As forças turcas iniciam o avanço para o Egito através do deserto do Sinai

27 - O Tenente-general Sir Ronald Charles Maxwell é nomeado Quartel-Mestre General da Força Expedicionária Britânica, França.

28 - O Governo britânico toma a decisão final de atacar os Dardanelos. / O navio norte-americano William P. Frye é afundado pelo navio alemão  Prinz Eitel Friedrich.

29 - A bateria colocada na Ilha de Walney, na costa ocidental de Inglaterra, é bombardeada por um submarino alemão. Primeira operação de submarinos alemães no Mar da Irlanda. / O Governo grego declina intervir em apoio da Sérvia.

30 - Tabriz, no norte da Pérsia, é reocupada por forças russas.

31 - Forças árabes ocupam as Ilhas Farasan, no Mar Vermelho. / Pela primeira vez, os alemães utilizam gás como arma, durante a Batalha de Humin-Bolimów, na Frente Leste. O gás utilizado, lacrimogéneo, no entanto, congelou com o frio, tornando este ataque ineficaz.

Fevereiro

02 - A guarda avançada turca atinge o Canal de Suez. / O Protetorado de Aden é invadido por forças turcas.

03 - Início dos combates no Canal de Suez. / Concluído um acordo entre o Reino Unido e a Bélgica respeitante à delimitação da fronteira entre o Uganda e o Congo. / Os alemães lançam um ataque a norte de Massiges (entre Reims e Metz) sem obterem sucesso.

04 - Forças turcas retiram do Canal de Suez para o Sinai. / O Governo alemão declara as águas territoriais britânicas como «zona de guerra» e anuncia que o bloqueio da Grã-Bretanha e da Irlanda com submarinos terá início a 18 de fevereiro.

05 - Face ao arrastar da guerra, é assinado um acordo financeiro franco-anglo-russo para tentar mutualizar os recursos dos Aliados.

07 - Início da Segunda Batalha dos Lagos da Masúria, também chamada Batalha de Inverno dos Lagos da Masúria (prolongou-se até 22 de fevereiro).

09 - A 1ª Divisão de Infantaria canadiana atravessa o Canal da Mancha, de Inglaterra para França.

11 - O S.S. Dacia navega dos EUA para Breman, Alemanha, com uma carga de algodão.

15 - As potências da Entente voltam a pressionar o Governo grego para este intervir em apoio da Sérvia e prometem apoio militar em Salónica. / Motim no 5.º Regimento de Infantaria Ligeira, do Exército Indiano, em Singapura.

16 - Forças francesas ocupam Oyem, nos Camarões (atualmente pertence ao Gabão. / O Governo britânico decide enviar uma divisão, a 29.ª, para os Dardanelos. 

17 - Forças austríacas retomam Czernowitz (Chernivtsi), no sudoeste da Ucrânia, na região histórica denominada Bucovina. / Memel (atualmente, Klaipėda, na Lituânia) preocupada pelas forças alemãs. / Zeppelin alemão L-3 abandonado e destruído ao largo de Fanø e L-4 destruído perto de Blåvandshuk (Dinamarca). / Início da ofensiva francesa sobre Les Éparges, cerca de 20 Km a SE de Verdun (até 12 de abril).

18 - Início do bloqueio submarino alemão às Ilhas Britânicas.

19 - Início do ataque naval dos Aliados aos fortes da entrada de Dardanelos (até 24 de fevereiro). Pela primeira vez na História, o fogo da artilharia naval era regulado a partir de hidroaviões embarcados no «porta-hidroaviões» Ark Royal. / Forças austríacas capturam Stanislau, na Galícia. / O navio norueguês Belridgc é torpedeado, mas consegue alcançar o porto. É o primeiro navio torpedeado por um submarino alemão, sem aviso. / Em Inglaterra, Winston Churchill apoiou a criação dum Landship Commitee para trabalhar no desenvolvimento de um novo tipo de engenhos terrestres, os futuros carros de combate (tanks).

20 - Distribuídas ordens para o emprego na Península de Gallipoli das forças australianas e neozelandesas estacionadas no Egito.

22 - Final da Segunda Batalha dos Lagos da Masúra (desde 7 de fevereiro). Importante vitória alemã. / Início da Primeira Batalha de Przasnysz, na atual Polónia (até 27 de fevereiro). / Colocada uma rede de barragem no Canal do Norte (entre a Irlanda e a Escócia). / Forças sul-africanas iniciam o avanço de Swakopmund para Windhuk (Sudoeste Africano Alemão).

23 - Fuzileiros navais britânicos ocupam a ilha de Lemnos, no Mar Egeu.

24 - A primeira divisão territorial britânica, a North Midland, deixa a Inglaterra em direção a França.

27 - Fim da Primeira Batalha de Przasnysz (desde 22 de fevereiro). Vitória das forças russas sobre as forças alemãs.

Março

01 - Início do bloqueio britânico à África Oriental Alemã que fica completamente isolada. / A cidade portuária de Antivari, conhecida pelo diminutivo Bar, no Montenegro, é bombardeada por um esquadrão naval austríaco. / O Reino Unido e a França publicam uma declaração conjunta destinada a impedir o comércio pela ou com a Alemanha. / O Exército Francês cria a sua primeira esquadrilha de caça, a MS12, que utilizava o avião Morane-Saulnier Type L. Armado pela primeira vez com uma metralhadora, disparava através da hélice axial do aparelho, sistema inventado por Roland Garros. / Pela primeira vez, foram fornecidas granadas às tropas francesas. / O Capitão Charles de Gaulle foi ferido numa mão e foi hospitalizado durante dois meses porque a ferida infetou.

04 - Stanislau, na Galícia, é recapturada por forças russas. / O Governo francês decide enviar uma força expedicionária para os Dardanelos. / O Governo russo envia um telegrama aos governos da Entente apresentando as suas pretensões à posse de Constantinopla.

05 - O Primeiro-ministro da Grécia, Eleftherios Kyriakou Venizelos, oferece a frota grega e unidades do Exército Grego para participarem nas operações nos Dardanelos. / Um esquadrão naval britânico sob comando do Almirante Peirse bombardeia Esmirna (até 9 de março), cidade portuária da Ásia menor, pertencente ao Império Otomano.

06 - O Rei da Grécia, Constantino I, recusa apoiar a política de Venizelos. / Venizelos demite-se das funções de Primeiro-ministro.

07 - O Governo Grego pede explicações ao Governo britânico sobre a ocupação de Lemnos.

09 - Fim do bombardeamento de Esmirna (desde 5 de março). / Dimitrios Gounaris nomeado Primeiro-ministro da Grécia. / O Governo britânico responde ao Governo grego sobre a ocupação de Lemnos alegando necessidades militares.

10 - Início da Batalha de Neuve Chapelle (até 13 de março), onde foram testadas as unidades indianas.

12 - O Governo holandês avisa publicamente que navios mercantes estrangeiros que usem a bandeira holandesa serão aprisionados. / O Governo britânico notifica o Governo russo sobre a aceitação das pretensões russas sobre Constantinopla. / O general Sir Ian Hamilton é nomeado Comandante da Força Expedicionária britânica do Mediterrâneo (Dardanelos).

13 - Termina a Batalha de Neuve Chapelle (desde 10 de março) entre forças britânicas e alemãs, sem um resultado decisivo. / O navio sueco Hanna é torpedeado sem aviso. É o primeiro navio de um país neutral a ser afundado por um submarino alemão.

14 - O cruzador ligeiro alemão Dresden, o último cruzador alemão deixado no mar, fora da Europa, é afundado por navios britânicos nas águas chilenas do arquipélago Juan Fernández. / A Primeira Batalha de Champagne, iniciada em dezembro de 1914, chega ao fim sem resultados significativos, apesar das várias dezenas de milhares de mortos.

15 - Retirada do esquadrão naval britânico que se encontrava a bloquear Esmirna, na Ásia Menor. / O navio mercante norte-americano Blonde é o primeiro a ser atacado por aviões.

17 - O Governo francês, juntamente com o Governo britânico, apresenta pretensões sobre os territórios da Síria e Cilícia (na zona sul da Ásia Menor). / O General Sir Ian Hamilton assume o comando da Força Expedicionária nos Dardanelos. / Fim da Primeira Batalha de Champagne (desde 20 de dezembro de 1914). Batalha com resultado inconclusivo.

18 - Repelido o ataque naval dos Aliados aos fortes de Dardanelos. Foram afundados o navio francês Bouvet e os navios britânicos Irresistible e Ocean. Outros três ficaram seriamente danificados. / Memel, na Prússia Oriental (atualmente na Lituânia) novamente capturada pelas forças russas. / O General Sir John Nixon é nomeado comandante das forças britânicas na Mesopotâmia.

19 - O Governo holandês apresenta um protesto contra a política de bloqueio da Entente.

20 - O Governo britânico garante à Grécia a futura cedência de Lemnos pela Turquia.

21 - Memel reocupada pelas forças alemãs. / Primeiro bombardeamento de Paris por um zeppelin.

22 -A fortaleza austríaca de Przemysl, nos Cárpatos, cercada desde 10 de novembro de 1914, rende-se perante as forças russas que capturam cento e vinte e cinco mil homens e setecentas bocas de fogo de artilharia.

23 - Entrou ao serviço o primeiro navio porta-balões H.M.S. Manica. / O Governo chinês e o Governo japonês estabelecem um acordo secreto sobre a futura política a seguir na Manchúria.

25 - A Força Expedicionária Indiana F, no Egito, é dissolvida e os seus recursos são atribuídos à Força Expedicionária Indiana E. / O General Otto Liman von Sanders é nomeado comandante das forças turco-alemãs na Península de Gallipoli (Dardanelos). / O navio holandês Medea é capturado por um submarino alemão e afundado. É o primeiro navio de uma potência neutral a ser afundado após ter sido capturado e revistado.

27 - Os fortes do Estreito do Bósforo são bombardeados pela Frota Russa do Mar Negro.

28 - O navio de passageiros britânico Falaba é afundado por um submarino alemão.

29 - O Governo britânico estabelece um acordo com os produtores de borracha norte-americanos para exportarem a borracha apenas para a Grã-Bretanha.

30 - Aus, no Sudoeste Africano Alemão, é ocupada pelas forças sul-africanas.

Abril

03 - Combates navais no Mar Negro entre o navio alemão Goeben, ao serviço da Turquia, e parte da frota russa. / O navio turco Medjidieh é afundado por uma mina ao largo de Odessa. / Completado o sistema de barragens no Estreito de Dover.

06 - Batalha de Woëvre, Frente Ocidental (até 15 de abril). Repetidos assaltos franceses contra a face norte do saliente de Mihiel repelidos com pesadas baixas.

07 - As primeiras unidades da Força Expedicionária Indiana G, formada a partir da força E, são transportadas por mar, do Egito para os Dardanelos.

08 - Início das deportações e massacres dos arménios ordenadas pelo Governo turco.

09 - O General Sir John Nixon substitui o General Sir Arthur Barrett como comandante da Força Expedicionária Indiana D, na Mesopotâmia.

12 - Início da Batalha de  Shaiba, Mesopotâmia (até 14 de abril). / Início do primeiro avanço dos Aliados em Iaundé, nos Camarões. / Os governos da Entente oferecem à Grécia a cidade de Esmirna e os territórios em redor em troca por uma ação imediata contra a Turquia. / O Governo francês notifica o Governo russo de que aceita as suas pretensões sobre Constantinopla.

14 - Os alemães acusam os franceses de utilizarem gás venenoso perto de Verdun. / Fim da Batalha de Shaiba, Mesopotâmia. As forças otomanas não conseguiram derrotar as forças britânicas em defesa de Baçorá. / O Governo grego rejeita a oferta das potências da Entente sobre Esmirna. / O Governo japonês informa o Governo britânico sobre as ofertas alemãs para uma paz separada.

15 - Batalha de Dilman, Pérsia, entre forças otomanas e russas, nas quais se integravam unidades de voluntários arménios. Vitória das forças russas.

16 - Urmia, no norte da Pérsia, é ocupada por forças regulares turcas. / O General Tighe sucede ao General Wapshare no comando das forças britânicas na África Oriental.

18 - Início das operações das forças dos Aliados para a captura de Garua, nos Camarões (até 31 de maio).

20 - Revolta dos arménios em Van. Início da defesa de Van pelos arménios.

22 - Início da Segunda Batalha de Ypres (até 25 de maio), conjunto de batalhas na Frente Ocidental. / Batalha de Gravenstafel Ridge (Ypres). Primeiro ataque alemão com gás cloro. As linhas aliadas desmoronaram-se, mas os alemães não tinham previsto tal resultado e não dispunham de reservas para explorarem o sucesso.

23 - Início do bloqueio britânico dos Camarões.

24 - Início da Batalha de St. Julien (Ypres) (até 4 de maio). / Em Constantinopla, seiscentos arménios que ocupavam posições de relevo são assassinados pelos nacionalistas «Jovens Turcos», por ordem do Governo otomano.

25 - Forças dos Aliados desembarcam na Península de Gallipoli (Dardanelos). / Os fortes do Bósforo são bombardeados pela frota russa do Mar Negro. / Combates em Gibeon, Sudoeste Africano Alemão.

26 - Acordo secreto (Tratado de Londres) assinado em Londres entre o Governo italiano e os Governos da Entente para a cooperação italiana na guerra e adesão ao Pacto de Londres (5 de setembro de 1914). Os Aliados fazem concessões territoriais importantes a favor de Itália respeitantes a territórios austro-húngaros / O cruzador francês Leon Gambetta é afundado por um submarino austríaco no Estreito de Otranto.

28 - Primeira Batalha de Krithia, Península de Gallipoli. Uma vitória dos defensores otomanos.

30 - Shavli (Šiauliai), na atual Lituânia, ocupada pelos alemães.

Maio

01 - Início da ofensiva austro-alemã (Ofensiva Gorlice-Tarnow) na Frente Leste (até 13 de julho) para evitar a invasão da Hungria pelo exército russo. As tropas russas abandonam, nas semanas seguintes, extensos territórios no Báltico e na atual Bielorrússia. / O navio norte-americano Gulflight é torpedeado por um submarino alemão, mas consegue chegar a um porto. É o primeiro navio dos EUA a ser atacado por um submarino alemão. /Ataques dos alemães com gás, na zona de Ypres.

04 - Tendo obtido da França e do Reino Unido, em Londres, as garantias territoriais, a Itália retira-se oficialmente da Tríplice Aliança. / Fim da Batalha de St. Julien, Ypres (desde 24 de abril).

06 - Início da Segunda Batalha de Krithia, Gallipoli (até 8 de maio). / O submarino alemão U-20 afundou, sem aviso, dois navios mercantes britânicos, o Candidate e o Centurion.

07 - O navio Lusitaniaé torpedeado pelo submarino alemão U-20, ao largo da Irlanda. / A cidade de Libau, hoje Liepājana Letónia, é ocupada por forças alemãs. / O Secretário de Estado para os Negócios Estrangeiros britânico, Sir Edward Grey, dá garantias ao Embaixador sérvio da cedência, após a guerra, da Bósnia-Herzegovina. Desta forma, a Sérvia obtinha uma saída para o Mar Adriático. / O Japão apresenta um ultimato à China exigindo concessões territoriais.

08 - Fim da Segunda Batalha de Krithia, Gallipoli (desde 6 de maio). Vitória das forças otomanas. / Início da Batalha de Frezenberg Ridge, Ypres (até 13 de maio).

09 - Início da grande ofensiva da primavera, desejada pelo General Joffre, após vários meses de preparativos. Início da Segunda Batalha de Artois(até 18 de junho). / A primeira divisão do New Armyde Kitchener, 9ª Divisão escocesa, deixa a Grã-Bretanha para a Frente Ocidental. / Batalha de Aubers Ridge. Ofensiva britânica não atinge os objetivos.

10 - Assinatura de uma convenção naval anglo-franco-italiana para definirem os papéis de cada potência no Mediterrâneo.

13 - Termina a Batalha de Frezenberg Ridge, Ypres (desde 8 de maio). As forças canadianas mantiveram as suas posições. / Windhuk, no Sudoeste Africano Alemão, é ocupada pelas forças sul-africanas. / O navio britânico HMS Goliath é afundado por um contratorpedeiro no Estreito de Dardanelos. / O primeiro-ministro italiano, Salandra, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sonnino, apresentam a sua demissão.

14 - Jaroslaw, Polónia, ocupada por forças austro-alemãs. / O General Pimenta de Castro demite-se das funções de Primeiro-ministro do Governo português.

15 - Na Península de Gallipoli, o General Bridges, comandante da 1.ª Divisão australiana, é abatido por um atirador turco, enquanto inspecionava as linhas da frente. / Início da Batalha de Festubert, Artois, Frente Ocidental (até 25 de maio). / João Pinheiro Chagasassume o cargo de primeiro-ministro do Governo português. / Lord Fisher, First Sea Lord, apresenta a demissão das suas funções.

16 - Início da Batalha do San, Galícia (até 23 de maio). / Renovação ministerial em Itália com Salandra e Sonnino a manterem os lugares anteriores.

19 - Forças russas ocupam Van, na Arménia, e libertam a guarnição constituída por tropas arménias.

21 - Na Pérsia, um corpo expedicionário russo desembarca em Anzali, na costa sul do Mar Cáspio.

23 - A Itália decreta a mobilização geral e declara guerra à Áustria-Hungria. O General Luigi Cadornaé nomeado Comandante-em-Chefe das forças italianas em campanha. / Primeiro voo de ensaio do avião monoplano E-III de Anthony Fokker, armado de uma metralhadora sincronizada, que se tornará o verdadeiro primeiro caçador aéreo e dará à Alemanha um nítida superioridade aérea em Verdun. / Fim da Batalha do San.

24 - Batalha de Bellewaerde Ridge, Ypres (até 25 de maio). / Forças italianas atravessam a fronteira austríaca. / Alemanha corta relações diplomáticas com a Itália. / Os Governos da Entente declaram que acusarão formalmente os ministros turcos pelo massacre dos arménios. / Ataque alemão com gás, no saliente de Ypres, contra três divisões britânicas, sem consequências.

25 - Fim da Batalha de Festubert (desde 15 de maio). Pequeno avanço territorial das forças britânicas. / navio britânico HMS Triumph é afundado no Estreito de Dardanelos. / Governo de coligação formado na Grã-Bretanha, liderado por Herbert Henry Asquith. / A China e o Japão assinam um tratado respeitante a cedências territoriais na Província de Xantum, China. / A China e o Japão assinam um tratado respeitante à Manchúria Sul e à Mongólia Interior.

26 - Governo italiano anuncia o início do bloqueio da costa austro-húngara. / Um esquadrão naval britânico concentra-se em Maltacom vista a juntar-se às forças navais italianas no Mar Adriático (27 de maio).

27 - O cruzador britânico HMS Majestic é afundado por um submarino alemão ao largo de Dardanelos. / Winston Churchill demite-se do cargo de First Lord of the Admiralty.

28 - Arthur James Balfournomeado First Lord of the Admiralty, Reino Unido. / Almirante Sir Henry Bradwardine Jacksonnomeado First Sea Lord, Reino Unido.

29 - Joaquim Teófilo Fernandes Bragaeleito Presidente da República Portuguesa. / Valona, na Albânia, ocupada por forças italianas.

31 - Primeiro bombardeamento sobre a região de Londres a partir de um zeppelin que lançou noventa pequenas bombas incendiárias e trinta granadas. Dos nove aviões que, em vão, tentaram atacar o zeppelin, um despenhou-se e o seu piloto morreu. / Início do cerco de Garua, Camarões (até 10 de junho)

Junho

02 - O Governo britânico anuncia o bloqueio da costa da Turquia, no Mediterrâneo.

03 - Forças austro-alemãs reconquistam Przemysl. / As forças britânicas capturam Amara, Mesopotâmia. / Primeira reunião, em Paris, da Conferência dos Aliados para a Economia de Guerra. / San Marino declara guerra à Áustria-Hungria.

04 - Terceira Batalha de Krithia, Gallipoli. Novamente, insucesso do ataque dos Aliados.

05 - Conferência interministerial franco-britânica, em Calais, para reforçar a coordenação política e estratégica entre os dois países.

07 - O dirigível alemão L.Z.-37 é destruído por uma aeronave britânica, perto de Gante, Bélgica. É a primeira vez que um avião ataca com sucesso um dirigível. / Os Governos russo e chinês concluem um acordo respeitante à Mongólia. / O comandante dos Aliados nos Camarões decide abandonar o avanço sobre Yaunde.

08 - Stanislau é recapturada pelas forças austríacas.

09 - Monfalcone, no Isonzo, ocupada pelas forças italianas.

10 - Garua, nos Camarões, rende-se às forças anglo-francesas sob comando do General Cunliffe.

11 - Fim da batalha de Przemysl (desde 24 de maio). / O General Sukhomlinov, Ministro da Guerra russo, é substituído pelo General Polivanov.

14 - Ataque turco a Perim, ilha do Iémen à entrada do Mar vermelho.

17 - José Augusto Soares Ribeiro de Castro substitui João Pinheiro Chagas como primeiro-ministro do Governo português.

18 - Fim da Segunda Batalha de Artois, Frente Ocidental (desde 9 de maio).

19 - Forças sul-africanas iniciam o avanço sobre Otavifontein, no Sudoeste Africano Alemão.

20 - Início da Terceira Batalha do Lemberg, Frente Oriental (até 22 de maio). 

22 - Fim da Terceira Batalha de Lemberg (desde 20 de maio). A cidade é retomada pelas tropas austro-húngaras.

23 - Início da Primeira Batalha do Isonzo, na fronteira austro-italiana (até 7 de julho). Insucesso da ofensiva italiana.

26 - San Giovanni de Medua, na Albânia, ocupada por forças do Montenegro. 

27 - Início do avanço britânico ao longo do rio Eufrates.

28 - Início dos combates em Gully Ravine, Gallipoli (até 2 de julho). / Forças dos Aliados capturam Ngaoundéré, nos Camarões.

29 - O governo britânico promulgou a Lei de Registo Nacional, primeiro passo na transição do serviço militar voluntário para o serviço militar obrigatório.

Julho

01 - Forças sul-africanas capturam Otavifontein, no Sudoeste Africano Alemão. / A Áustria-Hungria e a Alemanha estabelecem um acordo para coordenar a sua produção de guerra.

02 - Munitions of War Act, de 1915, torna-se lei no Reino Unido. / Formado o Ministério das Munições no Reino Unido.

04 - Forças turcas tomam Lahej, no sul da Arábia. / Forças sérvias ocupam Durazzo, na Albânia.

05 - Ataque britânico a Nassíria, na Mesopotâmia.

07 - O cruzador italiano Amalfi é afundado por um submarino austríaco no Adriático. / Primeira conferência interaliada de Chantilly para examinar e coordenar as situações na Frentes Ocidental, na Sérvia e na Itália.

09 - As forças alemãs no Sudoeste Africano Alemão rendem-se às forças sul-africanas sob comando do General Botha.

11 - O cruzador ligeiro alemão Konigsberg é destruído por monitores britânicos no rio Rufiji, na África Oriental Alemã.

12 - Segundo ataque fracassado dos Aliados a Achi Baba, Gallipoli (até 14 de julho).

13 - Início da grande ofensiva alemã e austríaca (Ofensiva Narev) na Frente Leste. Retomados os ataques a Kurland.

14 - O Xarife de Meca inicia negociações diretas com o Governo britânico para a cooperação na guerra contra os turcos.

15 - National Registration Act torna-se lei no Reino Unido.

17 - A pedido do Governo italiano, forças sérvias evacuam Durazzo. / Tratado de aliança assinado em Sofia entre a Áustria-Hungria, a Bulgária, a Alemanha e a Turquia. A Albânia seria cedida à Bulgária em troca da participação deste país na guerra.

18 - Segunda Batalha do Isonzo (até 3 de agosto). / O cruzador italiano Giuseppe Garibaldi é afundado por um submarino austríaco no Adriático.

19 - Fim da Segunda Batalha de Krasnik (desde 1 de julho).

21 - Forças alemãs e austríacas atacam Ivangorod, na Polónia.

22 - Forças britânicas capturam Bukoba, na margem do Lago Victória, África Oriental Alemã. / O alto-comando das forças armadas do Império Russo (Stavka) ordena a "Grande Retirada" da Polónia.

24 - Forças alemãs atacam Rozan e Pultusk, no norte da Polónia.

25 - Forças britânicas tomam Nassíria, na Mesopotâmia. / Governo britânico garante à Grécia a futura cedência de Mitilene pela Turquia.

26 - Forças italianas ocupam a ilha Pelagosa, no Adriático.

29 - Os Governos da Entente avisam o Governo do Montenegro de que não reconhecerão a sua ocupação de território albanês.

30 - O Papa envia aos Governos beligerantes um apelo à paz.

Agosto

01 - O porto de Constantinopla é atacado por um submarino britânico.

03 - Forças russas evacuam Van, na Arménia.

05 - Forças alemãs ocupam Varsóvia, Chelm e Lublin. / Forças alemãs e austríacas tomam Ivangorod. / Forças turcas ocupam Van, na Arménia. / Forças turcas são derrotadas em Malazgirt, durante a Ofensiva do Cáucaso.

06 - Início das operações de desembarque das forças australianas e neozelandesas (ANZAC), sob comando do General Stopford, em Suvla, Península de Gallipoli. / Início da Batalha de Sari Bair, Península de Gallipoli (até 10 de agosto). / Bernardino Luís Machado Guimarães (Bernardino Machado) eleito Presidente da República em Portugal.

08 - Forças britânicas ocupam Bushire, no sul da Pérsia. / Navio de guerra turco Barbarousse-Hairedine é afundado pelo submarino britânico E-11 no Estreito de Dardanelos. / Início do ataque naval alemão a Riga, capital da Letónia.

10 - Forças alemãs iniciam o cerco de Novogeorgievsk, na Polónia (até 20 de agosto).

12 - Primeiro navio afundado por um torpedo lançado de um hidroavião britânico, no Estreto de Dardanelos.

13 - O navio de transporte britânico (transportava tropas destinadas a Gallipoli) Royal Edward é afundado por um submarino alemão no Mar Egeu. Afogaram-se 1.865 soldados.

15 - Terminam as operações de desembarque em Suvla. / Governos da Entente fazem uma oferta condicional à Sérvia sobre aquisições territoriais.

16 - Batalha pelos Estreito de Irben, que permite a saída do Golfo de Riga no Mar Báltico. Em 1915 estava inserido no Império Russo. Atualmente pertence à Letónia (margem sul) e à Estónia (margem norte).

17 - Forças alemãs atacam Kovno (Kaunas), na Lituânia. A fortaleza rende-se dia 19.

19 - O cruzador de batalha alemão Moltke é torpedeado pelo submarino britânico E-1 no Golfo de Riga. / O submarino britânico E-13 é atacado por navios de guerra alemães após ter encalhado em águas dinamarquesas. / O navio britânico Arabic é afundado por um submarino alemão. / O H.M.S. Baralong destrói o submarino alemão U-27.

20 - Forças alemãs assaltam Novogeorgievsk que se encontrava cercada desde o dia 10 de agosto.

21 - Batalha de Scimitar Hill, Suvla, Península de Gallipoli. / Itália declara guerra à Turquia. / Interrompido o ataque naval alemão a Riga.

22 - Venizelos novamente nomeado Primeiro-ministro da Grécia.

25 - Forças alemãs tomam Brest-Litovsk, na Polónia.

26 - Forças alemãs tomam Byelostok, na Polónia.

27 - Novas ordens difundidas na Marinha alemã limitam a Hanelskrieg (Guerra de corso) pelos submarinos. Ofensiva "Black-Yellow" da Áustria-Hungria na Galícia.

31 - Forças sérvias reocupam Durazzo.

Setembro

01 - O Governo alemão informou o Governo dos Estados Unidos de que o pedido para que fosse limitada a atividade submarina foi aceite. / Forças francesas ocupam a ilha de Ruad, ao largo da costa síria.

02 - Falkenhayn ordena uma paragem nas ofensivas alemãs na Frente Leste.

03 - Forças alemãs capturam Grodno, na atual Bielorrússia.

05 - O Czar substitui o Grão-duque Nicolau no Comando Supremo dos Exércitos Russos e nomeia o General Alexeiev como Chefe do Estado-Maior. / Conferência de Zimmerwald, Suíça.

06 - Bulgária assina a Convenção de Pless com as Potências Centrais.

07 - Contra-ofensiva russa na Galícia. Batalha de Tornopol (ou Tornopil) (até 16 de setembro), na região oeste da atual Ucrânia. / Ofensiva alemã sobre Vilnius, na Lituânia (até 25 de setembro).

08 - Grão-duque Nicolau nomeado Vice-rei do Cáucaso.

09 - Batalha de Dvinsk (Dunaburgo), na Letónia (até 1 de novembro). / Batalha de Vilna (ou Vilnius), na Lituânia (até 2 de outubro).

18 - Forças alemãs ocupam Vilnius.

21 - Governo da Bulgária ordena a mobilização parcial. / O Primeiro-ministro grego Venizelos pediu como condição para a intervenção da Grécia na guerra, o envio de 150.000 militares, britânicos e franceses.

22 - Acordo Dede Agatchconcluído entre a Turquia e a Bulgária para retificar a fronteira sul da Bulgária. / Governo da Bulgária ordena a mobilização geral para o dia 25 de setembro. / Início do segundo avanço dos Aliados sobre Yaunde, nos Camarões (até 1 de janeiro de 1916).

23 - Governo grego ordena uma mobilização preventiva.

24 - Os Governos britânico e francês informam o Governo grego de que estão preparados para enviarem as tropas pedidas.

25 - Batalha de Loos(até 14 de outubro). / Terceira Batalha de Artois(até 4 de novembro). / Segunda Batalha de Champagne(até 6 de novembro). / General Sir J. Wolfe Murray, Chefe do Estado-maior General Imperial resigna ao cargo. / Início da mobilização na Bulgária. / Governo da Sérvia oferece o compromisso ao Governo grego em ceder à Grécia Doiran e Gevgeli e não reclamar Strumitsa.

26 - Tenente-general Sir A. J. Murray nomeado Chefe do Estado-maior General Imperial do Reino Unido.

27 - O Primeiro-ministro grego Venizelos obtém o consentimento secreto do Rei Constantino para propor aos Aliados uma expedição a Salónica. / O navio de guerra italiano Benedetto Brin é destruído por uma explosão interna no porto de Brindisi.

28 - Batalha de Kut-al-Amara, Mesopotâmia. / Britânicos tomam Es Sinn, na Mesopotâmia.

Outubro

02 - O Primeiro-ministro grego pede aos Governos britânico e francês para desembarcarem tropas em Salónica, logo que possível.

03 - Tropas Aliadas iniciam o desembarque em Salónica. / Navio mercante alemão Livonia afundado no Mar Báltico por um submarino britânico.

04 - As Potências da Entente enviam um ultimato à Bulgária.

05 - Forças francesas e britânicas continuam a desembarcar em Salónica. / O Rei da Grécia recusa apoiar a política de Venizelos. / Venizelos demite-se novamente. / A Rússia corta relações diplomáticas com a Bulgária.

06 - Invasão austro-alemã da Sérvia. / M. Zaimis nomeado Primeiro-ministro grego. / O Rei da Grécia assegura ao embaixador britânico que a Grécia manterá o estatuto de neutralidade, mas que a mobilização grega e o desembarque em Salónica prosseguirão.

07 - Forças austríacas e alemãs atravessam os rios Save e Danúbio. / Forças britânicas ocupam Birjand, na Pérsia Oriental.

08 - Novo Governo grego anuncia a política de neutralidade armada.

09 - Forças austríacas tomam Belgrado.

10 - Governo grego rejeita o pedido de ajuda da Sérvia feito nos termos do Tratado Servo-Grego de 1912.

11 - Início das hostilidades entre forças da Bulgária e da Sérvia. / Forças austríacas tomam Semendria, na Sérvia.

12 - Edith Louisa Cavellé fuzilada em Bruxelas por ordem de um tribunal militar alemão.

13 - Raide aéreo na costa oriental de Inglaterra e em Londres (Bombardeamentos alemães na Grã-Bretanha em 1914-1918). / Reino Unido corta relações diplomáticas com a Bulgária. / Início das hostilidades entre forças francesas e búlgaras na Macedónia. / M. Delcassé demite-se do cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros francês e é substituído provisoriamente por M. Viviani.

14 - Bulgária e Sérvia declaram guerra uma à outra. / O Congresso dos EUA aprovam a expansão do investimento militar, embora com limitações.

15 - Governo da Roménia recusa ajudar a Sérvia. / Forças búlgaras tomam Vranje, na Sérvia. / General Sir Charles Monro nomeado para suceder a Sir Ian Hamilton no cargo de Comandante-em-Chefe da Força Expedicionária do Mediterrâneo.

16 - O Governo britânico oferece Chipre à Grécia se esta apoiar a Sérvia. / As Potências da Entente proclamam o bloqueio da costa búlgara do Mar Egeu.

17 - General Sir William Birdwood assume temporáriamente o cargo de Sir Ian Hamilton. / A França declara guerra à Bulgária.

18 - Terceira Batalha do Isonzo(até 3 de novembro).

19 - Forças búlgaras tomam Ishtip, na Sérvia. / Rússia e Itália declaram guerra à Bulgária. / Japão declara aderir ao Pacto de Londres.

20 - Governo grego rejeita a oferta britânica de Chipre.

21 - Uma esquadra dos Aliados bombardeia Dede Agatch, na Bulgária.

22 - Forças búlgaras tomam Kumanovo e Uskiib (Skoplje), na atual Macedónia do Norte. / Forças austríacas tomam Shabatz, na Sérvia.

23 - O cruzador alemão Prinz Adalbert é afundado no Mar Báltico pelo submarino britânico E-8.

24 - Forças búlgaras tomam Negotino, na margem ocidental do rio Vardar, Macedónia do Norte. / O Governo britânico, em carta enviada ao Xerife de Meca, define os limites territoriais para a proposta do Estado Árabe.

28 - Tenente-general Sir Bryan Mahon nomeado Comandante das forças britânicas nos Balcãs. / primeiro-ministro romeno recusa a passagem de tropas russas para socorrerem a Sérvia.

30 - Terceiro ataque dos Aliados sobre Mora (até 4 de novembro). / Última reunião do Comité de Dardanelos do Governo britânico.

Novembro

01 - Forças austríacas e alemãs tomam Kragujevatz, no norte da Sérvia.

02 - O Primeiro-ministro britânico, Herbert Henry Asquith, declara que a independência da Sérvia é um objetivo essencial da guerra. / Forças russas ocupam Kasvin, na Pérsia Ocidental.

03 - O Governo da Sérvia abandona Nish. / Primeira reunião do Comité de Guerra do Governo britânico, que veio substituir o Comité de Dardanelos.

04 - Terceiro ataque dos Aliados a Mora, Camarões, é suspenso. / Lord Kitchener deixa Londres e dirige-se para Gallipoli. / General Sir Charles Monro nomeado para comandar a Força de Salónica. / General General Sir Charles Monro nomeado para comandar a Força Expedicionária do Mediterrâneo.

05 - Forças búlgaras tomam Nish. / Batalha de Kachanik, na Sérvia (atualmente na República do Kosovo) (até 8 de novembro). / Primeiro-ministro grego M. Zaimis, demite-se. / O zeppelin alemão L.Z.-39 é destruído perto de Grodno, cidade da atual Bielorrússia.

06 - Forças dos Aliados capturam Banyo, nos Camarões. / M. Skouloudhis nomeado Primeiro-ministro da Grécia.

07 - O cruzador alemão Undin é afundado pelo submarino britânico E-19. / O navio italiano Ancona é afundado por um submarino austríaco.

10 - Quarta Batalha do Isonzo(até 2 de dezembro). / Unidades de tropas indianas começam a ser transferidas de França para a Mesopotâmia. / Lord Kitchener chega à Península de Gallipoli.

11 - Início do primeiro avanço britânico sobre Bagdad, Mesopotâmia.

14 - A ordem muçulmana político-religiosa "Senussi" inicia hostilidades contra os britânicos atacando a povoação de Sallum, na costa mediterrânica do Egito, junto à fronteira com a Líbia.

15 - Os representantes das Potências Centrais abandonam Teerão (Pérsia) à aproximação das forças russas. / Devido aos fracassos em Gallipoli, Winston Churchill demite-se das suas funções no Governo britânico e é colocado numa unidade do Exército na Frente Ocidental.

16 - Forças da Bulgária tomam Prilepo, na atual Macedónia do Norte.

17 - Conferência anglo-francesa em Paris para discutir o apoio às expedições da Sérvia e Gallipoli. / O navio hospital britânico Anglia é afundado por uma mina ao largo de Dover.

20 - Forças austríacas tomam Novi Bazar, na Sérvia.

22 - Batalha de Ctesiphon, na Mesopotâmia (até 25 de novembro). / General Sir H. Smith-Dorrien nomeado Comandante-em-Chefe das forças britânicas na África Oriental.

23 - Forças italianas tomam Rovereto, no Trentino. / Forças austríacas e alemãs tomam Mitrovitza e Pristina, na Sérvia. / Governo sérvio deixa Prizren e dirige-se para Scutari (Shkodra). / Início das operações militares britânicas contra os Senussi. / As Potências da Entente enviam uma nota ao Governo grego solicitando a não interferência com as tropas dos Aliados e garantindo o restabelecimento da autoridade grega sobre os territórios atualmente ocupados.

24 - O Governo grego aceita as exigências apresentadas no dia 23 pelas Potências da Entente. / Field-Marshal von der Goltz assume o comando das forças turcas na Mesopotâmia.

25 - Início da retirada britânica de Ctesiphon para Kut al Amara. / M. Albert Thomasanuncia o acordo para a formação de uma organização interaliada de munições.

30 - Afonso Costa nomeado Primeiro-ministro de Portugal. / início da retirada dos Sérvios através da Albânia. / Assinatura formal do Pacto de Londres, pelo Reino Unido, França, Rússia, Japão e Itália.

Dezembro

01 - Forças búlgaras tomam Prizren, na Sérvia.

02 - Forças búlgaras tomam Monastir, na Sérvia (no território da atual Macedónia do Norte). / Início da retirada francesa, da Sérvia para Salónica.

03 - Forças britânicas em retirada de Ctesipbon, atingem Kut-al-Amara. / O General Joseph Joffre, Chefe do Estado-Maior General francês, deixa estas funções e assume o cargo de Comandante-em-Chefe dos Exércitos Franceses. / O Governo sérvio e o seu Quartel General militar estabelecem-se em Scutari (Shkodra), na Albânia. / Adidos militares alemães expulsos dos EUA.

06 - Uma esquadra austríaca bombardeia Durazzo, na Albânia. / Forças alemãs e austríacas tomam Ipek, no Montenegro. / Conferência dos Aliados em Chantilly (até 8 de dezembro).

07 - Cerco de Kut-al-Amara (até 29 de abril de 1916). / Início da retirada britânica da Macedónia.

08 - Dada a ordem para a evacuação de Suvla e de Anzac Cove, Península de Gallipoli. / Forças búlgaras tomam Debra e Okhrida, na Sérvia.

09 - General Castelnau nomeado Chefe do Estado-maior do General Joffre. / General Sarrail pede a retirada das tropas gregas de Salónica.

11 - Forças búlgaras tomam Doiran e Gevgeli, na Sérvia. / O Governo grego recusa retirar as suas tropas de Salónica. / Yuan Shikaiaceita o trono da China.

14 - Forças russas ocupam Hamadan, na Pérsia Ocidental. / Os Estados-Maiores da Bulgária e da Grécia estabelecem um acordo para criarem uma zona neutral temporária na fronteira comum.

15 - As últimas forças dos Aliados  na Macedónia retiram para território grego. / Forças turcas ocupam Qasr-i-Shirin, na Pérsia Ocidental.

17 - Cruzador ligeiro lemão Bremen é afundado por um submarino britânico no Mar Báltico. / Field-Marshal Sir John French é substituído pelo General Douglas Haig no cargo de Comandante Chefe das forças britânicas em França.

19 - Início da evacuação de Suvla e Anzac Cove, Península de Gallipoli. / General Sir Douglas Haig sucede a  Sir John French como Comandante das forças britânicas em França.

20 - Completada a evacuação de Suvla e Anzac Cove. / Forças italianas ocupam Durazzo, na Albânia.

23 - Início das operações navais britânicas no Lago Tanganica.

25 - Forças turcas atacam Kut-al-Amara, na Mesopotâmia. / Forças russas ocupam Kangavar, na Pérsia Ocidental.

27 - Ofensiva russa na Bessarábia (região que pertence hoje à Modávia e à Ucrânia).

28 - Ordenada a evacuação das restantes forças dos Aliados da Península de Gallipoli.

31 - A últimas unidades da Força Expedicionária Indiana "G" deixam Gallipoli para se integrarem na Força Expedicionária Indiana "E" no Egito.

Bibliografia

HAYTHORNTHWAITE, Philip J., The World War One Source Book, England, London, Brockhampton Press, 1994, ISBN 1-86019-852-X.

MALLINSON, Allan, Fight to the Finish, The First World War - Month by Month, United Kingdom, London, Bantam Press, 2018, ISBN 978-059-307-914-0.

POPE, Stephen & WHEAL, Elizabeth-Anne, Dictionary of the First World War, England, S. Yorkshire, Pen & Sword Books Limited, 2003, ISBN 0-85052-979-4.

SIMKINS, Peter & JUKES, Geoffrey & HICKEY, Michael, The First World War, the war to end all wars, Great Britain, Osprey Publishing, 2003, ISBN 1-84176-738-7.

 

Torres Vedras, 25 de setembro de 2023

Manuel F. V. G. Mourão